Livros Publicados
Marielle Barros de Moraes já escreveu, organizou e publicou diversos livros ao longo de sua carreira. Nessa página, você pode encontrar a lista dos livros publicados bem como links para baixar gratuitamente os mesmos. Os livros podem ser utilizados em plano de ensino visto que eles estão disponíveis integralmente.
Biblioteconomia social: epistemologia transgressora para o Século XXI

Ano de Publicação: 2018
ISBN: 978-85-98291-16-1
Apresentação:
A ideia dessa obra surgiu a partir de reflexões e debates concebidos por alguns bibliotecários participantes do Grupo ‘Liga Bibliotecária Bolivariana’, criado em 2015, que se dedica “[…] à luta de uma Biblioteconomia progressista, voltada às peculiaridades sociais do Brasil. Defende a valorização da atuação bibliotecária, ao mesmo tempo que não relativiza o papel social da profissão”, conforme consta no link ‘Sobre’, do Grupo na mídia social Facebook.
Referência:
MORAES, Marielle Barros de. Responsabilidade Social Bibliotecária (RSB): o que significa em tempos de rupturas democráticas? In: SPUDEIT, Daniela; MORAES, Marielle Barros de. (Org.). Biblioteconomia Social: epistemologia transgressora para o século XXI. São Paulo: ABECIN, 2018. v. 1, p. 49-76.
Formação e atuação política na Biblioteconomia.

Ano de Publicação: 2018
ISBN: 978-85-98291-13-0
Título do capítulo:
Desafios para a formação política de bibliotecários: desafios para repensar a formação.
Apresentação:
Discute as bibliotecas como espécies de (res)públicas documentárias, locais nos quais bibliotecários buscam proporcionar o livre acesso a documentos, selecionando-os a partir de diferentes pontos de vista. Esses profissionais têm, cuidadosamente, organizado coleções que incluem perspectivas de todos os fins do espectro político e de todas as áreas sociais. Assim, o livro conta com pontos que versam sobre diversos temas, como a dimensão política da área, o perfil de bibliotecários candidatos às eleições municipais, a participação da mulher na política, atuação política das entidades de classe, desafios para a formação crítica e política das bibliotecárias, a formação política das bibliotecárias e as relações raciais, o pensamento crítico nas culturas africanas e afrodescendentes na Biblioteconomia, entre vários outros temas. O capítulo da professora intitula-se: Desafios para a formação política de bibliotecários: elementos para repensar os currículos.
Referência:
MORAES, Marielle Barros de. Desafios para a formação política de bibliotecários: elementos para repensar os currículos. In: SPUDEIT, Daniela et al. (Org.). Formação e atuação política na Biblioteconomia. Brasília: ABECIN, 2018. v. 1. Cap. 17, p. 333-348.
100 anos com Paulo Freire

Ano de Publicação: 2021
ISBN: 978-65-86218-68-8
Título do capítulo:
Contribuições das teorias de Paulo Freire para o ensino de Competência em Informação de forma crítica: abordagens preliminares.
Apresentação:
Apresentação: Esta obra reúne um conjunto de freirianos e freirianas, divididos em vários livros, organizados de acordo com a sua contribuição, como um processo de partilha gigantesco para todos que se interessam pelo legado de Paulo Freire. ALém da coletânea, na página do projeto é possível escutar uma entrevista com a professora sobre seu andarilhar freiriano, baixar o e-book e conhecer melhor o projeto dos 100 anos com Paulo Freire.
Página do projeto:
https://www.100anoscompaulofreire.com.br/4ebooks
Referência:
MORAES, Marielle Barros de.. Contribuições das teorias de Paulo Freire para o ensino de Competência em Informação de forma crítica: abordagens preliminares. In: DICKMANN, Ivo; DICKMANN, Ivanio (Org.). 100 anos com Paulo Freire. Chapecó: Livrologia, 2021. v. 3, p. 64-79.
Atuação dos profissionais da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia em época de pandemia.

Ano de Publicação: 2020
ISBN: 978-85-98291-13-0
Título do capítulo:
Information Literacy em tempos de pandemia: guerra contra a verdade e a democracia no contexto da COVID-19.
Apresentação:
Esta obra é dividida em duas partes. Na primeira são realizadas proposições teóricas e a segunda voltada a apresentar experiências do fazer informacional de arquivistas, bibliotecários e museólogos em tempos de pandemia.
Nasce da necessidade de esperançar para enfrentar crises, buscando superar os limites impostos pela pandemia à atuação dos profissionais da informação no enfrentamento da crise sanitária e foca na responsabilidade social dos profissionais do campo da Arquivologia, da Biblioteconomia e da Museologia.
Referência:
MORAES, Marielle Barros de. Information Literacy em tempos de pandemias: guerra contra a verdade e a democracia no contexto da COVID-19. In: SPUDEIT, Daniela; SOUZA, Claudia. (Org.). Atuação dos profissionais da Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia em época de pandemia. Florianópolis: Rocha Gráfica e Editora, 2020, v. 1, p. 223-242.
O protagonismo da mulher na Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação.

Ano de Publicação: 2019
ISBN: 978-85-60527-16-8 (E-book)
ISBN: 978-85-60527-15-1 (Impresso).
Título do capítulo:
O protagonismo de Mary Salome Cutler Fairchild na formação em Biblioteconomia: elementos para pensar a educação bibliotecária no Brasil.
Apresentação:
Esta obra foi organizada por pesquisadoras da UFMG, trazendo capítulo de mulheres que pesquisam o campo da Ciência da Informação, a fim de visibilizar a produção dessas pesquisadoras.
Referência:
MORAES, Marielle Barros de. O protagonismo de Mary Salome Cutler Fairchild na formação em Biblioteconomia: elementos para pensar a educação bibliotecária no Brasil. In: SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da; ROMEIRO, Nathália Lima. (Org.). O protagonismo da mulher na Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação. Florianópolis: Rocha, 2019, v. 1. p. 83-104.