Projetos de Pesquisa
Marielle Barros de Moraes desenvolve projetos de pesquisas relacionados ao tema da Competência em Informação. Atualmente, possui dois projetos ativos com a participação de alunos da graduação e pós-graduação. Também é pesquisadora em um projeto financiado pelo CNPq/Universal 2021, liderado pela Profa. Dra. Luciane Beckman Cavalcante PPGCI/IBICT/UFRJ.
PPGCI- Information Literacy na formação de bibliotecários no Brasil e no México
Neste projeto, a professora Marielle de Moraes busca investigar as contribuições das teorias críticas para a construção de uma disciplina universitária sobre Information Literacy / Competência em Informação para a formação dos estudantes de Biblioteconomia. Pressupõe que as teorias críticas aplicadas nas disciplinas de Information Literacy trazem contribuições para o seu entendimento na comunidade acadêmica. A operacionalização desta pesquisa dar-se-á a partir de três perspectivas metodológicas: pesquisa bibliográfica, questionários e análise de conteúdo dos questionários e documentos curriculares. Os produtos também desaguarão na elaboração de conteúdos disciplinares específicos voltados à Information Literacy em sua perspectiva crítica, organização de eventos e oficinas para debate sobre os resultados e avanços da investigação; desenvolvimento de materiais didáticos sobre Information Literacy para a formação de bibliotecários.
Palavras-chave: Competência em Informação. Competência Crítica em Informação. Competência. Teorias Críticas. Ensino de Biblioteconomia.
Um dos trabalhos desenvolvidos no âmbito desse projeto foi apresentado e premiado como melhor Trabalho Completo do GT6 do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação- 2° lugar. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB).
Este projeto possui vagas abertas para alunos de mestrado. Se você tiver interesse entre em contato utilizando o botão abaixo.

GCI- Mediação, cultura e tecnologia nos currículos dos cursos de ciências da informação na Ibero-América: repensando um campo científico
A pesquisa tem como objetivo analisar os conceitos de mediação, cultura e tecnologia estão contemplados nos currículos dos cursos das Ciências da Informação na Ibero-américa. O corpus privilegiado para análise constituir-se-á dos Projetos Político-Pedagógico (PPPs) dos Cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia veiculados à Associación de Educación e Investigación en Ciencias de la Información de Iberoamérica y el Caribe (EDICIC) (que também acolhe Espanha e Portugal). Consideramos que os PPPs evidenciam aspectos da identidade e da epistemologia dos cursos e das áreas de conhecimentos e, portanto, revelam aspectos acerca dos perfis profissionais que constituirão. A metodologia utilizada compreende revisão bibliográfica, análise documental e estudos de caso. A pesquisa parte do pressuposto de que as Ciências da Informação contemporâneas estão intimamente ligadas aos conceitos de mediação, cultura e tecnologia, já que eles se tornaram estratégicos para a apropriação social da informação no mundo atual. Nesse sentido, considera como principais hipóteses norteadoras da pesquisa: 1) Que no âmbito teórico muitos autores afirmam que a Arquivologia, a Biblioteconomia e a Museologia estejam integradas à denominada área de Ciência da Informação, mas que na práxis curricular tal diálogo geralmente não se efetiva; 2) Que o conceito de mediação, a partir de uma maior reflexão sobre os aspectos culturais e tecnológicos do presente momento, poderia desempenhar um papel estratégico neste diálogo inter/transdisciplinar. Este projeto possui uma vaga para bolsista de Iniciação Científica.
Palavras-chave: Currículo. Formação em Biblioteconomia. Competência em Informação. Mediação da Informação.

IBICT/UFRJ/UEL- Participação em projeto Universal do CNPq (2021-2024)
Título: Mediação cultural da informação no combate à violência contra a mulher: análise das ações de bibliotecas públicas no Estado do Paraná e Rio de Janeiro.
Coordenadora: Luciane Beckman Cavalcante (PPGCI/IBICT).
Atividades como pesquisadora no projeto: Elaboração de referencial teórico do projeto. Coordenar equipe para levantamento das bibliotecas no Rio de Janeiro e coleta de dados. Orientar estudantes. Analisar dados coletados. Auxiliar na coordenação de Eventos. Auxiliar na elaboração de ações nas bibliotecas selecionadas. Auxiliar na elaboração da cartilha final.
Projetos de Iniciação Científica
Em Andamento
Projeto PIBIC (2022-2023): Termos e conceitos de Competência em Informação: uma análise em artigos científicos da Ciência da Informação no Brasil.
Esta pesquisa busca identificar os diferentes termos e conceitos de Competência em Informação (CoInfo) utilizados no Brasil. Sistematiza os termos e as definições de CoInfo encontradas na literatura de Ciência da Informação no período de 2016 a 2021. De posse dos artigos, e identificados os termos e conceitos a segunda parte da pesquisa é a Análise de Conteúdo dos temas e subtemas encontrados nos artigos. Um dos objetivos da pesquisa é identificar os principais conteúdos a serem inseridos em disciplinas curriculares sobre CoInfo nos cursos de Biblioteconomia e congêneres.
Financiamento: CNPq.
—
Finalizados
Projeto PIBIC (2021-2022): O conceito de Competência em Informação nos artigos científicos da Ciência da Informação no Brasil.
Esta pesquisa de Iniciação Científica tem como tema de investigação a produção de artigos científicos sobre o tema da Competência em Informação no Brasil e apresenta o seguinte problema de pesquisa: quais os diferentes significados e termos adotados para o que se denomina de competência em informação em artigos científicos da Ciência da Informação no Brasil? A pesquisa da Professora Marielle Barros de Moraes envolve levantamento bibliográfico e análise de conteúdo dos artigos.
Financiamento: CNPq.
—
Projeto PIBIC (2020-2021): Mapeamento das publicações sobre Information Literacy e a Formação de Bibliotecários
Este projeto de Iniciação Científica, que foi desenvolvido por um bolsista da professora Marielle Barros de Moraes, visou mapear os diversos trabalhos sobre Information Literacy/Competência em Informação no Brasil no período de 2014-2019 e estudar como os alunos do curso de Biblioteconomia e Documentação da UFF entendem o conceito Information Literacy. A pesquisa envolveu levantamento bibliográfico e entrevista com discentes sobre a compressão desse conceito.
Financiamento: CNPq.
