Marielle de Moraes

Carreira como Docente

Ingressou como docente da Universidade Federal Fluminense (UFF) no dia 19 de fevereiro de 2019, tendo sido aprovada em concurso público, atuando no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração universitária.

Ingressou como docente da Universidade Federal Fluminense (UFF) no dia 19 de fevereiro de 2019, tendo sido aprovada em concurso público, atuando no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração universitária. Teve sua aprovação em estágio probatório homologada no dia 9 de fevereiro de 2021.

Atualmente, é membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Biblioteconomia e Documentação da UFF, presidente da equipe editorial da Revista Ensaio Geral, periódico do Departamento de Ciência da Informação da UFF e coordena projetos de Iniciação Científica e Extensão Universitária, orientando diversos alunos no âmbito da graduação e da pós-graduação.

A docente é membro da Rede de Competência em Informação do Estado do Rio de Janeiro (Rede CoInfo) desde o ano de 2021, tendo organizado nesse ano o Fórum de Competência em Informação. A Rede CoInfo é coordenada pela Profa. Nysia Andrade (UFRJ) e pela Profa. Marianna Zattar (UFRJ), a qual congrega pesquisadores do Estado do Rio de Janeiro e de outros estados do Brasil, que têm atuação profissional e pesquisas sobre o tema da Competência em Informação.

Além da Rede CoInfo, a docente é membro do Grupo de Pesquisa Perspectivas Filosóficas da Informação (Perfil-I), coordenado pelo Prof. Marco Schneider do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/RJ), onde organiza eventos e participa de estudos coletivos. Neste grupo de pesquisa, a docente atua na linha de pesquisa 1: Competência Crítica em Informação e Comunicação.

Ao todo são mais de 15 anos dedicados à carreira universitária, tendo sua atuação como docente, pesquisadora e extensionista entrelaçada pelas temáticas da Ciência da Informação, Biblioteconomia, Educação, Competência em Informação e Responsabilidade Social.

Carreira como Discente

Durante seu curso de graduação em Biblioteconomia na Universidade Federal do Ceará foi bolsista de Iniciação Científica, com financiamento do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob orientação da Profa. Dra. Virginia Bentes Pinto.

Marielle Barros de Moraes nasceu no dia 21/02/1986 em Fortaleza – Ceará. É filha de Maria Barros e João Leudo de Moraes. Desde criança gostou de estudar e tinha por brincadeira preferida ser professora na escolinha para suas irmãs e primos.

Seus pais sempre a incentivaram nos seus estudos e sua mãe sempre falava que suas asas eram livres para voar para onde quisesse.

Durante o Ensino Médio estudou na Escola de Ensino Fundamental e Médio General Eudoro Correa, onde conheceu professores que a incentivaram fazer o concurso vestibular para ingressar em uma universidade pública. E foi assim que, no final do ano de 2002, Marielle terminou seu Ensino Médio e, em 2003, teve a aprovação no vestibular em Letras (com habilitação Português-Francês) na Universidade Estadual do Ceará e em Biblioteconomia na Universidade Federal do Ceará, tendo optado pelo ingresso no curso de Biblioteconomia.

Durante seu curso de graduação na Universidade Federal do Ceará foi bolsista de Iniciação Científica, com financiamento do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob orientação da Profa. Dra. Virginia Bentes Pinto. Durante o período em que foi bolsista de Iniciação Científica, Marielle publicou trabalhos em eventos, tanto em universidades cearenses, quanto na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), no Estado de São Paulo. No ano de 2007, apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso e terminou sua graduação, momento em que decidiu perseguir a carreira científica, tentando um mestrado na Universidade de São Paulo.

No ano de 2010, ingressou no curso de Mestrado em Ciência da Informação da Universidade de São Paulo e continou suas pesquisas em nível de graduação, pesquisando sobre os processos de mediação da informação presentes na formação de bibliotecários no Brasil. No período do curso de mestrado, fez uma disciplina intitulada “Educação e Realidade Brasileira”, na Faculdade de Educação da USP, onde foi aluna do Prof. Dr. Celso de Rui Beisiegel, um dos seus incentivadores a estudar e compreender a pedagogia freiriana.

Marielle terminou seu curso de mestrado no ano de 2012, tendo sido financiada pela CAPES, sob orientação do Prof. Dr. Marco Antônio de Almeida. Os resultados de suas pesquisas foram apresentados em diversas revistas científicas nacionais, congressos nacionais e internacionais de relavância tanto no campo da Ciência da Informação, como o IX Encuentro de la Associación en Ciencia de la Información de Iberoamerica y el Caribe, e no campo da Educação, como o XVI ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Práticas da Educação e o Universidad 2012- 8vo Congreso Internacional de Educación Superior, em Havana- Cuba.

No ano de 2012, defendeu sua dissertação de mestrado e foi aprovada no Curso de Doutorado em Ciência da Informação da USP. 

Inicia seus estudos ao nível de doutorado no ano de 2013, com bolsa da CAPES. Sob orientação do Prof. Dr. Marco Antônio de Almeida, estudou as concepções de mediação presentes nos currículos de alguns cursos de Ciência da Informação da Ibero-América. Na pesquisa buscou perceber como os conceitos de mediação, no âmbito da Ciência da Informação, poderiam contribuir para se esboçar um desenho mais inter ou transdisciplinar dos currículos. No período de 2015 a 2016, fez um ano de sua pesquisa na Universidade Nacional Autónoma de México (UNAM), onde foi orientada pelo pesquisador mexicano Prof. Dr. Miguel Ángel Rendón Rojas, tendo sido, durante esse período, financiada pelo CNPq, por meio do programa denominado Doutorado Sanduíche no Exterior. Nesse período, coletou os currículos de duas importantes universidades mexicanas e realizou entrevistas com docentes e discentes sobre a formação em Biblioteconomia e Ciência da Informação no México. Durante o curso do doutorado participou de relevantes congressos no Brasil e no exterior, como o congresso da International Society for Knowledge Organization (ISKO), Associación en Ciencia de la Información de Iberoamerica y el Caribe (EDICIC), Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ENANCIB), dentre outros, além de ter publicado em periódicos nacionais e internacionais. Defendeu sua tese de doutorado no ano de 2017.

Formação

  • 2013-2017:
    Doutorado em Ciência da Informação.
    Universidade de São Paulo (USP).
  • 2015-2016:
    Estágio Doutoral no Exterior.
    Programa de Posgrado en Bibliotecología y Estudios de la Información.
    Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM).
  • 2010-2012:
    Mestrado em Ciência da Informação.
    Universidade de São Paulo (USP).
  • 2004-2007:
    Graduação em Biblioteconomia.
    Universidade Federal do Ceará (UFC).

Trabalhos de Conclusão de Curso

Veja abaixo os trabalhos de conclusão dos cursos de graduação, mestrado e doutorado desenvolvidos por mim quando discente. Todos os trabalhos estão relacionados ao currículo dos cursos da área de Ciências da Informação. 

Graduação

No TCC da graduação, a docente analisou o currículo do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal Ceará, realizando uma análise comparativa entre os currículos dos anos de 1995 e de 2005, na UFC, buscando perceber se o sistema neoliberal influenciou na formulação desses currículos. Ou seja, buscava visualizar os elementos do sistema neoliberal presentes, ou não, no conteúdo das ementas. O trabalho completo encontra-se no Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará e pode ser acessado:

Link de acesso:

https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51483

Mestrado

Na dissertação de mestrado, Marielle aprofundou os estudos curriculares dessa vez analisando de que maneira a contemporaneidade influenciou as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação brasileiro para os cursos de Biblioteconomia, bem como as indicativas da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação e os currículos formativos em cinco universidades brasileiras. Para tanto, a pesquisadora buscou definir a contemporaneidade e compreendê-la a partir dos conceitos de Modernidade e de Pós-Modernidade, mobilizando autores a exemplo de Zygmunt Bauman. Nesse estudo, a pesquisadora visava perceber como as Tecnologias de Informação e de Comunicação alteraram os conteúdos curriculares e como as questões mediacionais estão inseridas nos mesmos. A sua dissertação de mestrado pode ser encontrada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo:

Link de acesso:

https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-15022013-094606/pt-br.php

Doutorado

A tese de doutorado de Marielle analisou como o conceito de mediação é contemplado no interior do currículo dos cursos de Ciências da Informação (CI) na Ibero-América. Possuiu como corpus privilegiado para análise os Projetos Político-Pedagógico (PPP) dos Cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia de três instituições, no Brasil e no México. Observou se a mediação propiciaria o diálogo entre Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia. Para tanto, investigou as concepções de mediação presentes nos PPP dos currículos dos cursos selecionados, buscando perceber como os conceitos de mediação, no âmbito da CI, poderiam contribuir para se esboçar um desenho mais inter ou transdisciplinar dos currículos. A metodologia utilizada envolveu revisão bibliográfica, análise de documentos institucionais, estudos de caso e entrevistas com educadores e gestores educacionais. Os resultados demonstraram que, nos textos dos PPP dos cursos analisados na área de Ciência da Informação do Brasil e do México, embora com algumas diferenças locais, a mediação é abordada de forma indireta, como algo que perpassa toda a atividade dos bibliotecários, arquivistas e museólogos, mas não é abordada especificamente como campo de reflexão próprio. Concluiu que o conceito de mediação, embora possua potencial estratégico para criar modos alternativos de construção curricular, de atuação dos profissionais da informação, ainda se encontra pouco presente na práxis dos currículos analisados. Na ausência, ou na pouca clareza do conceito de mediação, o diálogo entre a Arquivologia, a Biblioteconomia e a Museologia no campo do currículo, e mesmo nas práticas profissionais, numa perspectiva inter ou transdisciplinar, encontra dificuldades para se constituir.

Link de acesso:

https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-05092017-092854/pt-br.php